Movimento Plástico Transforma

DIA DO RECICLADOR COMEMORADO NA KIDZANIA


Quem desempenha a atividade da reciclagem deveria ser reconhecido todos os dias. Com o objetivo de valorizar as pessoas que contribuem com essa importante função para a sociedade, o Movimento Plástico Transforma convidou filhos de colaboradores das cooperativas Recifavela e Viva Bem para conhecerem a importância do trabalho dos pais no processo de reciclagem de materiais plásticos. O resultado aconteceu no Dia do Reciclador, 22/11, na Estação Plástico Transforma, na KidZania, em São Paulo.

Ao chegar à Estação Plástico Transforma, o grupo de crianças foi recebido por monitores treinados, que passaram orientações básicas sobre o processo de reciclagem de plásticos. Em seguida, saíram pelo parque até os estabelecimentos em busca de materiais a serem reciclados. Após a coleta, voltaram para a Estação e aprenderam sobre todo o processo: separação manual dos tipos de plástico na esteira, passagem pelo moinho, separação por densidade, secagem, chegada do material à extrusora e, posteriormente, à injetora. Ao final do ciclo, as crianças puderam perceber que o resíduo plástico tinha sido reciclado e transformado em óculos coloridos, que levaram para casa. Os convidados também ganharam de presente vasos com sistema autoirrigável, produzidos com resina plástica reciclada a partir de big bags.

 

 

 

Letícia Silicane, esposa de um cooperado da Viva Bem, elogiou a iniciativa. “O que mais gostei dessa ação é o fato dela evidenciar o quanto a profissão de reciclador é invisível, mesmo sendo tão fundamental. O mais importante para mim é mudar a visão do meu filho em relação ao trabalho do pai e que ele passe a entender a importância da reciclagem. A gente precisa fazer isso, pois os nossos recursos estão acabando.”

Valdirene Alves dos Santos, que também faz parte da cooperativa Viva Bem, destacou a questão da valorização: “Às vezes as próprias pessoas que trabalham com reciclagem não valorizam o que fazem. E uma atividade como a Estação Plástico Transforma já gera uma nova noção, uma nova percepção. As crianças ajudam muito nesse processo, pois elas são empolgadas e acabam compartilhando com outras pessoas o que conheceram”.

“É muito bom poder mostrar para os nossos filhos como é o nosso trabalho em um dia tão importante como o Dia do Reciclador. Eles passam a entender melhor as etapas da reciclagem e passam a valorizar mais a nossa profissão”, disse José Carlos da Silva, representante da cooperativa Recifavela.

“Realizar este evento, além de ser uma forma de ressaltar a importância que esses homens e mulheres desempenham para a Economia Circular, também contribui para a conscientização em torno do tema reciclagem”, afirmou Paulo Henrique Rangel Teixeira, diretor superintendente da Abiplast. Já Fábio Santos, diretor executivo da Braskem, ressaltou a característica educativa da Estação Plástico Transforma. “Os índices de reciclagem no Brasil podem ser melhores, mas ainda é preciso mais estímulos para o descarte correto. Oferecer uma experiência divertida, interativa e educativa como essa é o caminho para gerar consciência ambiental nestes pequenos cidadãos”, afirmou.

Instalada no segundo andar da KidZania, a Estação Plástico Transforma possui 18 metros quadrados e realiza cerca de 15 sessões por dia, cada uma com capacidade para receber até 6 crianças por ciclo.

O objetivo é proporcionar uma experiência educativa para os participantes, com foco nos benefícios do plástico e nas inúmeras possibilidades do material quando reutilizado. Em funcionamento desde janeiro deste ano, o espaço já recebeu mais de 10 mil crianças.

KidZania e Estação Plástico Transforma
Shopping Eldorado - 2º subsolo
Av. Rebouças, 3970
São Paulo - SP

 

 

ECONOMIA CIRCULAR E O PLÁSTICO

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é...

PLÁSTICO, GRANDE POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO

O plástico pode ser reciclado diversas vezes, o que faz dele um material com grande potencial de reaproveitamento.