Movimento Plástico Transforma

Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

Jogo Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

 

O Eckoblocks foi pensado para conscientizar crianças de 6 a 11 anos sobre a gestão de recursos e o meio ambiente em geral. Especialmente sobre a importância da reciclagem e do potencial de reutilização de materiais, em particular o plástico.

“O jogo é uma forma de contextualizar a reciclagem sem os preconceitos que normalmente os adultos já têm, por estarem expostos a todo tipo de informação, sejam elas verdadeiras ou não”, diz Jefferson Bravo, Gerente de Contas da Braskem.

E de fato foi assim que o jogo surgiu: a partir da ideia de ensinar às próximas gerações sobre como se relacionar com os materiais da natureza, o descarte correto e a reciclagem de resíduos, tudo dentro do contexto de construir uma sociedade mais sustentável e saudável.

Bravo salienta que o conceito do jogo é colocar as crianças no lugar de uma pessoa comum, que pode, mesmo sem ser o prefeito, ajudar a limpar e tornar a cidade mais sustentável. Isso ocorre por meio da coleta do lixo, da reciclagem, da produção de materiais e produtos. “Dessa forma, elas conseguem entender que todas as ações geram consequências e é necessário lidar com essas consequências.”

E, usando a criatividade por um mundo melhor, “buscamos convidar as crianças a entrar em um ambiente incrível, em que é possível usar a imaginação para ser sustentável, preservar o meio ambiente e se divertir ao mesmo tempo”, lembra Paulo Luís Santos, da Flux Game Studio, que produziu o Eckoblocks.

Para isso, a equipe se inspirou em jogos populares entre as crianças, porém com uma narrativa focada em sustentabilidade que faz com que elas aprendam, sem nem mesmo perceber, conceitos importantes para cuidar do meio em que vivem.

Natureza e cidade

O jogo acontece em dois ambientes: natureza e cidade. Bravo explica que no ambiente da cidade a criança tem contato com o mundo mais próximo, o do dia a dia. “É na cidade que ela vê os efeitos da poluição e é nela que constrói sua casa. Na natureza, a criança tem contato com o mundo a que já está acostumada em outros jogos, como por exemplo o Minecraft, que foi a inspiração do Eckoblocks. Lá, ela recolhe recursos para usar na cidade ou para construir sua casa.”

O jogador tem liberdade para explorar esse mundo como quiser, escalando montanhas, cavando buracos para encontrar cavernas, ou simplesmente correndo livremente pela superfície. Ao longo da exploração, o jogador também coleta blocos de diversos materiais, como terra, pedra, madeira e folhas, e pode procurar por receitas espalhadas pelo ambiente para criar e desenvolver edifícios na cidade. Além disso, ele também pode colocar blocos na natureza e montar suas próprias estruturas, de casas rústicas a arranha-céus.

Personagens

Os personagens do Eckoblocks, os habitantes da cidade Solarium, são responsáveis pelas suas estruturas. O prefeito funciona como um guia e direciona as principais ações do jogador a fim de tornar a cidade mais sustentável. O Sr. Lixão é o vilão do jogo, que espalha o lixo pela cidade na sua tentativa de sabotar Solarium.

Além dos personagens principais, cada estrutura tem seu próprio personagem não controlável (NPC), com quem o jogador interage para acessar novas missões e as funções da estrutura, ou seja, a triagem na Estação de Separação, a criação de itens nas fábricas e assim por diante.

Parceria

Santos salienta que o jogo é um projeto maravilhoso. O resultado final está muito bacana, com as crianças jogando e pedindo por mais conteúdo. “Eckoblocks é fruto de parceria que envolveu muitas mãos: ABIPLAST e Braskem, trazendo todo o conhecimento técnico sobre o tema e mergulhando nas decisões criativas com engajamento exemplar.”

Jogo Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

 

Jogo Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

 

Jogo Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

 

Jogo Eckoblocks conscientiza sobre a importância da reciclagem

 

Ofereça às crianças essa aventura! Você encontra o Eckoblocks nas lojas virtuais. É só clicar e baixar!

apple

 

android

 

ESTAÇÃO PLÁSTICO TRANSFORMA

A KidZania tem o desafio de trazer ao mundo real uma cidade que é

Aplicativo estimula a reciclagem

O universo da reciclagem de plásticos também já virou high-tech.

Economia circular e o plástico

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?