Movimento Plástico Transforma

Novas tecnologias na saúde e o plástico

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Inovações na área de saúde são sempre surpreendentes, em particular aquelas que são favorecidas pelo uso do plástico. Avanços na tecnologia médica são positivos para todos, desde os bebês até os idosos.

Enxerto de pele feito de plástico

Um time de engenheiros e químicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tipo de enxerto de pele feito com plástico. Há duas grandes vantagens com relação aos enxertos já existentes. A primeira é o fato de poder se regenerar ilimitadamente, sendo que o processo leva cerca de 30 minutos em temperatura ambiente. A segunda é ser sensível ao toque, graças à capacidade de conduzir eletricidade, algo nunca antes realizado.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Os recursos que tornam essa novidade tão exclusiva foram obtidos por meio da mistura de dois materiais: o plástico, para proteger a região onde é aplicado, e pequenas partículas de níquel, ótimo condutor de eletricidade.
A tecnologia ainda está passando por testes, mas é uma promessa para a recuperação de lesões nesse órgão tão importante para o nosso corpo.

Próteses mecânicas de plástico ecológico

Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

As próteses impressas em 3D podem ser usadas diretamente pelo paciente e também servem de modelo para a produção de equipamentos em outros materiais.

Impressão 3D

Por que a impressão 3D com plástico é tão revolucionária? Em grande parte, porque permite que os técnicos de uma variedade de indústrias criem de maneira rápida e fácil modelos 3D totalmente personalizáveis.

E se os técnicos pudessem aplicar essa tecnologia para criar uma réplica plástica do coração de um paciente, para que os cirurgiões pudessem estudá-la antes da operação? Isso já está acontecendo. Cirurgiões hoje podem usar o modelo plástico para planejar detalhes do procedimento antes mesmo de começar as operações, reduzindo os riscos para o paciente.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Dessa forma, “a impressão em 3D tem colaborado com a medicina, ao possibilitar a criação de biomodelos, objetos que reproduzem nos mínimos detalhes a anatomia do órgão de um paciente, permitindo que os médicos diagnostiquem com mais precisão e façam um preparo mais minucioso do procedimento cirúrgico”, diz Fábio Fernandes, cardiologista do Instituto do Coração (Incor).

Coração 3D

Uma réplica do órgão em 3D é essencial quando o quadro de um paciente se mostra tão complexo que os exames de imagem não são suficientes para auxiliar os médicos no procedimento. Foi isso que fizeram médicos de um hospital de Nova York que conseguiram salvar a vida de um bebê com apenas duas semanas de vida graças ao auxílio de um coração 3D. Tendo a réplica em mãos, os cirurgiões puderam avaliar, com precisão, cada detalhe da anatomia do coração. Consequentemente, ao final do estudo, os médicos sabiam exatamente quais estruturas mereciam intervenção e como chegar a cada uma delas.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Um exame de imagem pode ser perfeito e dar uma boa ideia do que os médicos irão encontrar, “mas o fato de estudar o órgão tridimensionalmente, colocando a mão e o vendo sob todas as posições traz uma contribuição muito maior do que a imagem sozinha”, completa Fernandes.

Cirurgias de coluna

Impressão 3D também auxilia os médicos a planejar cirurgias de coluna e fazer diagnósticos, segundo o cirurgião-ortopedista Paulo Santa Cruz, da Rede D’Or São Luiz, Unidade Morumbi. “Quanto mais precisa a réplica em plástico, maior a ajuda na cirurgia de coluna para a colocação de pinos, por exemplo”, diz ele.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Todos conhecemos alguém com problemas de saúde relacionados à pele, ao coração, à coluna ou a qualquer outro órgão, por isso é ótimo saber que essas e outras inovações médicas de ponta estão sendo possíveis graças ao plástico, que está ajudando as pessoas a ter a vida mais longa e mais saudável.

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

Novas tecnologias na saúde e o plástico

 

IMPRESSORA 3D, O FUTURO JÁ CHEGOU

Você já pensou em transformar seu projeto em realidade?

PLÁSTICO E DOAÇÃO DE SANGUE

O Brasil é referência mundial em tecnologia

INOVAÇÕES DO PLÁSTICO NA SAÚDE

Graças à infinita versatilidade dos plásticos modernos