Movimento Plástico Transforma

PlastCoLab 2ª Edição Porto Alegre

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

Um cubo mágico de 9 metros de altura para vivenciar, aprender e entender como o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, pode transformar nosso dia a dia e nosso futuro.

Na 1ª edição, em São Paulo, milhares de pessoas vivenciaram experiências incríveis, interagindo com projetos de impressão 3D, drones, robôs, oficinas, palestras e hackathons. O 2º PlastCoLab aconteceu em Porto Alegre, RS, de 22 de junho a 1º de julho de 2018.

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

O PlastCoLab , um makerspace pop up, mostra a força do Movimento Maker e o poder de transformação do plástico. Cultura Maker, ou Movimento, é uma extensão tecnológica do faça-você-mesmo, que tem como base a ideia de que as pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos tipos de projetos e objetos com as próprias mãos.

Aqui, apresentamos o arquiteto e maker Samuel Biron, um dos gestores do Galpão Makers , que transforma ideias em realidade, no Sul do país.

O Movimento Maker no Sul

Biron destaca que o Movimento Maker surgiu principalmente como um hobby, com a vontade de colocar a mão na massa e tirar ideias do papel. “O movimento ganha uma certa seriedade com a escassez de trabalho que estamos vivendo nos últimos anos e com a insatisfação das pessoas com seus empregos”, diz.

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

Mas é somente com a internet e seu poder de compartilhar informações, e ainda com a evolução exponencial da tecnologia, que o Movimento Maker atinge um grande número de pessoas. “Elas se apropriam das tecnologias para criar e prototipar ideias inovadoras em projetos pessoais ou no lançamento de novos produtos e serviços”, conta.

Importância do plástico

O plástico é um dos materiais mais importantes para o movimento. O plástico se torna vetor de transformação, pois é um material resistente e versátil. “O plástico possibilita a prototipagem e a fabricação de projetos inovadores e relevantes para a sociedade, seja por meio da impressão 3D, do processo vacum forming, da usinagem ou do corte a laser”, explica Biron.

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

Tecnologia e produção artesanal

Juntar tecnologia com produção artesanal é a chave para que o Movimento Maker continue evoluindo. “Quando o ser humano entender que é capaz de criar e produzir qualquer coisa e que a tecnologia está cada vez mais acessível, isso vai causar um grande impacto positivo para o planeta”, diz ele.

E continua: “E já vem causando. Cada vez mais os consumidores estão se tornando produtores. Cada vez mais as pessoas estão se tornando artesãs do futuro. E são elas que serão vetores na descentralização da cadeia produtiva das grandes indústrias, na distribuição de renda, no consumo consciente e na reciclagem de materiais.

“Assim, se apropriam das tecnologias existentes e criam novas, usando-as como ferramentas, sem deixar o trabalho manual e o cuidado com detalhes que só os produtos feitos à mão têm”.

PlastCoLab agora em Porto Alegre

 

Sobre Samuel Biron

Ele atua dentro do ambiente Maker com três empresas. É um dos gestores e sócio do Galpão Makers , espaço compartilhado de criação, prototipagem e produção, com mais de 700 m², onde são disponibilizadas bancadas de trabalho, máquinas e ferramentas para a criação e a produção de quase tudo que se possa imaginar.

A outra empresa é a Sambi, que cria e produz mobiliário e objetos utilizando a fabricação digital. “Unimos tecnologia e técnicas artesanais para tirar ideias do papel. Acreditamos numa melhor distribuição de renda, no consumo consciente, na valorização do ser humano e no trabalho colaborativo”, salienta.

A terceira empresa é a Hands On, que oferece uma série de oficinas faça-você-mesmo.

PlastCoLab agora em Porto Alegre

Galpão Makers – Porto Alegre

PlastCoLab agora em Porto Alegre

Galpão Makers – Porto Alegre

Os plásticos, com sua versatilidade, se tornaram parte da rotina de muitas pessoas que buscam o Movimento Maker para criar objetos com as funções mais variadas em um grande e inovador nicho de mercado.

 

O PLÁSTICO E O MOVIMENTO MAKER – MIRANTE LAB

O movimento maker está mudando o mundo com um impacto positivo na sociedade.

PLÁSTICO EM HORTAS URBANAS AUTOMATIZADAS

A presença do plástico em hortas automatizadas no meio urbano remonta à própria história da horta

O PLÁSTICO E O MOVIMENTO MAKER

Cultura, ou Movimento Maker, é uma extensão tecnológica e técnica do faça-você-mesmo,