Movimento Plástico Transforma

Recifavela: plástico, reciclagem e inspiração

Recifavela: plástico, reciclagem e inspiração

 

Reciclar significa diminuir a quantidade de desperdício proveniente dos produtos consumidos por nós mesmos. Nossa obrigação é descartar corretamente os resíduos, uma vez que a reciclagem ajuda a manter o que pode ser reaproveitado das matérias-primas, poupando o meio ambiente.

O ciclo da sustentabilidade começa com a separação dos produtos pelo consumidor, sendo posteriormente levados a pontos de triagem como a cooperativa Recifavela, que fica na favela mais antiga de São Paulo, na Vila Prudente.

O Movimento Plástico Transforma foi conhecer o importante trabalho da Recifavela, que faz a coleta, a triagem, a prensa e vende os resíduos que foram separados corretamente. Assim, esses materiais descartados podem ser transformados em outros objetos.

Confira o vídeo e inspire-se!

Criptomoeda

Dentro do trabalho diário, a unidade recicladora tem como objetivo atender os cooperados com a compra de resíduos utilizando criptomoeda no projeto Recircular, que desenvolve a coleta seletiva na própria comunidade.

Funciona da seguinte forma: o morador abre uma conta digital pré-paga não bancarizada no Banco Maré, com moeda social. O morador tem a possibilidade de doar, vender ou deixar os resíduos para a Recifavela coletar na porta de sua casa, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Se o morador decide vender seus resíduos, ele vai até o ponto de coleta na cooperativa e, após a pesagem, recebe em criptomoeda o valor, que é automaticamente creditado na conta do Banco Maré. Para os resíduos pré- separados, o valor pago é maior. Com o crédito recebido pelos seus resíduos, o morador decide se utilizará o dinheiro no cartão de crédito, se deixará na poupança ou se doará para projetos sociais da comunidade.

Recifavela: plástico, reciclagem e inspiração

 

História

Em 2007, diante da pressão que o poder público exercia sobre os catadores para que deixassem o trabalho realizado embaixo de um viaduto na Grande São Paulo, dois grupos excluídos pela sociedade compostos por jovens e desempregados da favela na Vila Prudente criaram a cooperativa Recifavela. Fundada em 24/12/2007, foi como um presente de Natal para a comunidade envolvida.

A perseverança do grupo resultou em um convênio com a Prefeitura de São Paulo que possibilitou a realocação da Recifavela para um galpão, onde conseguiram oferecer 50 postos de trabalho.

A cooperativa ainda incentiva a continuidade dos estudos e o desenvolvimento global dos colaboradores no sentido de formar autênticos gestores ambientais.

Envie resíduos recicláveis ou chame a Recifavela para fazer a coleta seletiva.
Ligue 11 3435 2655 ou 11 98046 3790
recifavecml@yahoo.com.br
https://www.recifavela.com.br

ETAPAS DO PROCESSO DE RECICLAGEM PLÁSTICO

A cadeia produtiva da reciclagem começa com o consumidor

ECONOMIA CIRCULAR E O PLÁSTICO

Vamos falar de um jeito novo de produzir e consumir?