Movimento Plástico Transforma

Tubos e conexões em plástico PEAD para infraestrutura

Tubos em plástico PEAD

Foto: arquivo FGS

Há muito o que se falar sobre a água nos dias de hoje. Seja por meio de secas, de contaminantes ou do equilíbrio de necessidades urbanas e agrícolas. Mas o que pouca gente fala é que a infraestrutura da água está envelhecendo. Sim, os tubos que fornecem água potável e levam as águas residuais estão velhos, causando o desperdício desse recurso precioso.

Uma tendência mundial é que tubos antigos de chumbo, ferro fundido, aço ou cimento sejam, gradualmente, substituídos pelo plástico. Atualmente, as tecnologias permitem que os tubos de PEAD substituam os tubos antigos existentes sem necessariamente removê-los, reduzindo drasticamente o custo sem a interrupção do fornecimento para reparação e modernização da infraestrutura de água ou de outros produtos.

Tubos em plástico PEAD

Foto: arquivo FGS

FGS Brasil

A FGS Brasil é a maior fabricante de tubos lisos e acessórios em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), de 20 mm a 1.600 mm de diâmetro, sendo que os sistemas de tubulação e conexões cobrem uma ampla variedade de atividades e aplicações para os mais diversos mercados, não somente o da água.

É uma das empresas mais versáteis e completas do segmento em soluções tubulares em PEAD. Atende o mercado brasileiro com capacidade para produção de 5 mil toneladas por mês e uma gama extensa de acessórios e conexões, flanges, colarinhos, acoplamentos, ramais de água, poços de inspeção e de visita, medidores de gás, além de toda a linha de equipamentos, nas mais variadas dimensões, destinados a postos de serviço.

Tubos em plástico PEAD

Foto: arquivo FGS

Evolução

Historicamente, o mercado de polietileno era voltado apenas para projetos; então todos os materiais produzidos eram sob encomenda. O fato de o PEAD ser um produto nobre — diferenciado pela sua resistência, versatilidade e longa vida útil — tem feito com que, ano a ano, sua utilização aumente nos mais diversos mercados, como em sistemas de água, esgoto, gás, indústria, telecomunicações, redes de incêndio, mineração, entre outros.

Tubos em plástico PEAD

Foto: arquivo FGS

O aumento do consumo, segundo o diretor-presidente da FGS Brasil, Roberto Gadotti, aponta para uma direção de mudança de paradigma, tornando-se uma commodity. Portanto, o objetivo da FGS Brasil é dar seguimento ao atendimento de projetos, ofertando sistemas; mas também acelerar o processo de comoditização, através da disponibilidade rápida de produtos em mercados mais distantes e para clientes de médio e pequeno portes.

Vantagens

Os motivos e as principais vantagens de ser usado o PEAD em tubos e conexões são que esse tipo de resina plástica oferece maior variedade de diâmetros e classes de pressão, alta resistência química, à abrasão e a impactos, imune à corrosão, baixo efeito de incrustação, excelentes características hidráulicas, baixa rugosidade, perfeita soldabilidade, facilidade para manuseio e instalação, além da atoxicidade.

Tubos em plástico PEAD

Foto: arquivo FGS

Tecnologia

Os tubos de PEAD atendem aos requisitos de redução de custos, reparação e modernização da infraestrutura de água e esgoto. As trocas das linhas de distribuição de água e gás nos grandes centros são realizadas com metodologia moderna — seja no método não destrutivo, inserção ou pipe bursting — sem a necessidade de abertura de vales e interrupção de tráfego em avenidas ou ruas. "Além disso, tubos de PEAD são fornecidos, até 125 mm, em bobinas de 100 m, que diminuem a quantidade de soldas e aumentam consideravelmente a velocidade das obras, diminuindo custos", salienta Gadotti.

Tubos em plástico PEAD

 

Há que se considerar também que o PEAD não sofre o efeito do estrangulamento de seu diâmetro interno por incrustação. "Sendo assim, o gasto com energia elétrica para o bombeamento diminui consideravelmente, e a energia é um dos maiores custos para tratamento e distribuição de água", diz o diretor-presidente.

E continua: "Devido à longa vida útil do PEAD — mais de 50 anos —, os reparos acontecem basicamente por dois motivos: ações externas ou erros de operação de linhas. Portanto, reparos nos sistemas em PEAD ocorrem em menor volume do que nos demais materiais".

Evitando perdas

A substituição de linhas antigas em outros materiais por sistemas em PEAD tem diminuído o volume de perdas de forma tão expressiva que um maior número de pessoas passou a ser atendido com água tratada, sem que houvesse a necessidade de investimentos em novas estações de tratamento de água da Sabesp, que funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. "O resultado é o maior aproveitamento dos recursos investidos".

Tubos em plástico PEAD

 

Tubos em plástico PEAD

 

Gadotti lembra que, no Japão, toda a infraestrutura de água é em polietileno. Portanto, “o nível de perdas de água nos sistemas de abastecimento está diretamente ligado às condições da infraestrutura instalada”, diz. A Sabesp, por meio de seu programa de redução de perdas de água nos sistemas de abastecimento, mantém esforços constantes em renovar tubos e conexões em parceria com a FGS Brasil.

Produção de tubos

Os tubos e conexões são produzidos por processo de extrusão contínua, com um conjunto de equipamentos que formam linha de extrusão.

No que diz respeito à resina a ser utilizada na produção de tubos no Brasil, os clientes solicitam a fabricação baseados em normas gerais ou mesmo em normas próprias. Segundo Gadotti, tubos para revestimentos de cabos de aço de pontes estaiadas, tubos para revestimento interno de dutos para transporte de petróleo, tubos para transporte de líquidos com temperatura são alguns exemplos de produtos diversos que são fabricados sob encomendas e sob especificações técnicas dos clientes.

Tubos em plástico PEAD

 

Meio ambiente

A carência de recursos naturais, como a água, e a preocupação cada vez maior com o meio ambiente demandam sistemas de tubulação estanques, sem perdas nem vazamentos contaminantes. Assim, a tecnologia do polietileno tem contribuído com o avanço do sistema de tubulação nos mais diversos mercados.

A FGS Brasil trabalha para melhorar a vida das pessoas, sabendo que o polietileno é uma solução para transformar nosso dia a dia e nosso futuro.

Tubos em plástico PEAD

 

Para saber mais sobre a FGS Brasil, acesse: www.fgsbrasil.com.br

PROCESSO DE INJEÇÃO DO PLÁSTICO

A injeção de plásticos consiste em fundir o polímero e moldá-lo na forma adequada e de acordo com a finalidade da peça.

EMPRESA DE INJEÇÃO HIGH - TECH

Por sua imensa versatilidade, o plástico entra em nossas vidas de diversas formas

PROCESSO DE EXTRUSÃO DO PLÁSTICO

A transformação por extrusão é o método usado para produção de filmes plásticos